Quando procurar uma Cirurgiã do Aparelho Digestivo?

A Dra. Nubyhélia Carvalho é a profissional capacitada para avaliar, indicar (ou contraindicar) e realizar cirurgias que envolvem os órgãos do aparelho digestivo.

É importante a avaliação por uma cirurgiã digestiva quando há presença de sintomas como dor abdominal frequente, dor que piora com alimentação, sintomas de refluxo persistentes, presença de sangramento intestinal (em vômitos ou nas fezes), perda de peso não programada, amarelidão na pele e nos olhos, aumento do volume da barriga, dificuldade em conseguir ingerir alimentos (“entalo”), entre outros.

Em alguns casos, a indicação da consulta pode vir após avaliação de outro profissional, como o gastroenterologista, ou até mesmo após resultado de exame que apresentem alterações, como ultrassonografia abdominal, tomografia de abdome, endoscopia, colonoscopia ou exames de sangue.

 

É importante que os sintomas não sejam menosprezados, para que uma avaliação mais completa possa ser feita em um ambiente ambulatorial e para que uma cirurgia de emergência seja evitada.

 

Doenças bastante comuns como o refluxo e a gastrite também podem exigir cirurgia, quando o tratamento com medicamentos e dieta não trazem a cura ou o controle ideal dos sintomas.

 

A remoção da vesícula (colecistectomia) é outra cirurgia do aparelho digestivo bastante comum, além da remoção de tumores benignos e malignos em todo o sistema.

 

Confira as principais doenças do aparelho digestivo, de tratamento cirúrgico:

  • Esôfago: Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE),  Neoplasias benignas, Câncer do esôfago.

  • Estômago: Neoplasias benignas, Câncer gástrico, Estenose péptica.

  • Intestino: Apendicite aguda, Câncer cólon-retal, Tumores benignos e malignos do intestino delgado e intestino grosso, Diverticulite aguda.

  • Fígado: Cisto simples; Tumores benignos (como o Adenoma hepatocelular); Tumores malignos: Carcinoma hepatocelular, Carcinoma fibrolamelar, Colangiocarcinoma intra-hepático; Metástases. Abscesso hepático.

  • Vesícula biliar e vias biliares: cálculos na vesícula, Colecistite, Lesões polipóides da vesícula (pólipos), Câncer da vesícula biliar, Litíase da via biliar (cálculos no colédoco), Colangite, Estenoses da via biliar, Colangiocarcinoma, Tumor de papila de Vater.

  • Pâncreas: Pancreatite aguda e crônica, Neoplasia cística e sólida, câncer no pâncreas; Tumores neuroendócrinos.

  • Parede abdominal: hérnias ventrais, inguinais, Crural (Femoral), Umbilical.

dra-nubyhelia-carvalho-ok8.jpg
logotipo-nubyhelia-carvalho.png

Dra. Nubyhélia Carvalho

CIRURGIÃ DO APARELHO DIGESTIVO

CRM 16116  •  RQE 10076  •  RQE 11796

Sou a Dra. Nubyhélia Carvalho, cirurgiã do aparelho digestivo. Cuido das doenças cirúrgicas do sistema digestivo, composto por esôfago, estômago, vesícula e via biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos. Também realizo procedimentos cirúrgicos de hérnias, retirada da vesícula, retirada do apêndice e ressecção de tumores malignos e benignos.

dr-nubyhelia-carvalho-2.jpg
ATUAÇÃO