A cirurgia para reparo de hérnias é um procedimento seguro?

Existem 4 principais tipos de hérnia abdominal. As hérnias da parede abdominal são uma abertura na musculatura que permitem a passagem de uma porção de órgão ou gordura através dela, causando desconforto ao paciente.

Elas ocorrem em pontos de fraqueza da parede abdominal, principalmente:

• No umbigo (umbilical)

• Na virilha (inguinal)

• Em local de cirurgias anteriores (incisional)

• Pouco acima do umbigo (epigástrica)

A cirurgia para o reparo de hérnias de parede abdominal é segura para o paciente e tem baixos índices de complicações pós-operatórias, desde que realizada por um profissional capacitado em ambiente hospitalar adequado.

É essencial seguir todas as recomendações pré-operatórias para garantir maior segurança, com a realização dos exames necessários e controle de possíveis doenças crônicas, como diabetes e obesidade.

A avaliação completa feita por um cirurgião experiente é fundamental para avaliar cada caso de maneira individual, antes da indicação da cirurgia!

A colaboração do paciente no pós-operatório é essencial para o bom resultado da cirurgia, seguindo o repouso recomendado pelo médico e utilizando os medicamentos indicados de forma adequada.

A cirurgia para reparo de hérnias é um procedimento seguro. Site da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal. Disponível em: <https://sbhernia.org.br/a-cirurgia-para-reparo-de-hernias-e-um-procedimento-seguro/> Acesso em: 13/5/2021